VISITA AO MUQUÉM NO DIA 04 DE AGOSTO.PARALEVANTAMENTO DE DADOS.
PROJETO MUQUÉM
NIQUELÂNDIA, AGOSTO DE 2010.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AGOSTINHO NUNES DE SOUZA
Rua Santo Agostinho – S/ Nº - Vila mutirão - Niquelândia – GO
CEP: 76.420 – 000
Autorização de Funcionamento Nº: 268 de 21 / 05 / 86 SECD
Resolução Nº: 5694 / 93 de 17 / 09 / 93
Telefone: (62 ) 3354 – 5000
Email: Agostinho – Nunes1@hotmail.com
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
NOME DO PROJETO: Muquém
ÁREA DE ATUAÇÃO: Pedagógica
PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ao 9º ano da Educação Básica e pais
NÚMERO DE ALUNOS: 322
PRAZO DE EXECUÇÃO: 2 a 27 de agosto.
ORGANIZAÇÃO, APOIO PEDAGÓGICO E MATERIAL:
Coordenadoras pedagógicas – Avelina de Sena Lopes e Maria de Lourdes da silva Castilho
Dinamizadora do LIE - Rosa Maria e Ercilene
Dinamizadora s da biblioteca: Magda Aparecida Pimentel e Vania Maria Batista
Secretária: Iná de Souza Mendonça
Vice – diretora – Mariney José Toledo da Costa
Diretora – Luzimar Vicente da Silva.
APRESENTAÇÃO
É com muita alegria que compartilhamos com você esta proposta avançada, pois a educação de qualidade se realiza com profissionais competentes. Só assim alcançaremos resultados esperados, pois acreditamos no potencial de cada aluno e sabemos que todos são capazes de aprender.
São grandes as possibilidade de que vocês e suas turmas construiu o caminho do sucesso. Sabemos que é nos momentos mais adversos que descobrimos que somos persistentes, não desistimos e que conseguimos ultrapassar as dificuldades enfrentados no dia-a-dia da sala de aula.
Buscar a excelência no trabalho é o mesmo que estar dizendo para nós e para os outros: somos seguros, gostamos do que fazemos, sabemos que podemos produzir mudanças significativas, acreditamos em nosso potencial, em nossa vontade de fazer a diferença, de construir um mundo melhor.
Acreditamos muito em vocês, caros professores. E temos a certeza que são dessas pressões iluminada pelo criador, pois se Deus não vos amassemos tanto e não vos conhecesse tão bem, não confiaria a vocês, vidas tão valiosas e tão preciosas para ele. Sabemos que vocês sabem do que estamos falando, porque ninguém melhor que vocês conhecem essas preciosidades que estão aí, em suas salas de aulas, ávidas para aprender a ler e escrever, aprender sonhar, pois, até isso não conseguem mais, aprender a viver e lidar com tantos desafios encontrados em suas vidas, tantos perdas, sem muitas conquistas e é neste ano, juntamente com a sua dedicação, seu afeto e muito, que esses alunos irão conquista seu espaço.
Justificativa
Justifica-se o desenvolvimento desse projeto, á necessidade de seus alunos conhecerem a possível história real da romaria do Muquém.
Conhecendo as diversas histórias ao longo da trajetória da Romaria e colocando em evidência os principais assuntos como: meio ambiente, saúde, entre outros, e valorizando a cultura local.
Objetivo Geral
Aprimorar o conhecimento sobre a romaria do Muquém, criando condições para as emoções e as idéias dos alunos, aflorem de forma criativa, promovendo um espaço para reflexão sobre as características das pesquisas diversificadas, explorando as propostas orientadas pelos educadores.
Objetivo Específico
• Formar competências em pesquisas, compreensão sobre a romaria do Muquém de forma coerente, clara e objetiva;
• Identificar informações em panfletos e outros textos referentes `a Romaria do Muquém;
• Resgatar o lado cultural da romaria do Muquém, mostrando o lado histórico do presente comparando com o passado.
• Compreender os motivos pelos quais surgiu a Romaria do Muquém e as modificações os motivos pelos quais surgiu a Romaria do Muquém e as modificações sociais ocorridas com o passar do tempo.
Desenvolvimento
A apresentação e sensibilização do projeto para os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, será providenciadas em reuniões pedagógicas, registros das ações que serão desenvolvidas, os quais podem ser de diferentes maneiras;
* reunião com o Grupo Gestor, para adesão do projeto;
* Reunião com a Equipe Pedagógica para elaborar as estratégias de trabalho referente ao projeto;
Pesquisas realizadas pelos professores e alunos durante a romaria do Muquém;
• Fotos dos romeiros durante a Romaria;
• Leitura de textos e panfletos distribuídos durante a Romaria;
• Oficinas, teatros, jogral e desafios realizados com os alunos;
• Exposições de materiais que foram distribuídos por diversos órgãos;
• Hino oficial, em louvor a Nossa senhora da Abadia;
• Pesquisa na Internet sobre a Romaria do Muquém, no Projeto Raízes, da Organização Jaime Câmara.
Ações a serem desenvolvidas
Português
• Produção de texto- oral, escrito e ilustrado;
• Pesquisas de novas palavras relacionadas a Romaria do Muquém
• Pesquisas de palavras comuns a romaria e elaboração de um dicionário ilustrado tais como: vigília, confissão, romeiros, altar, capelão, sacramento, Muquém, romaria, batismo, devotos,etc
• Coleta de dados sobre curas e graças recebidas;
• Pesquisas e dramatização das diversas versões da origem da festa da Romaria
Matemática
• Gráficos
• Estimativas
• Tabelas
• Pesquisar sobre quantas pessoas vivem no povoado e como vivem;
História
• Linha do tempo sobre a história da romaria;
• Modificações sociais, culturais e econômicas;
Geografia
• Confecção de mapas do município com localização da romaria e das vias de acesso ao local da Romaria;
• Pesquisa referente ao número de acidentados durante a romaria, atendimentos feitos pelo corpo de bombeiros, ocorrências durante a Romaria, atendimentos feitos pelo corpo de bombeiros, ocorrências policiais, transporte, alimentação;
• A questão dos Mendigos;
• Vandalismo, exploração de menores, roubos e violências.
Educação artística
• Maquetes da igrejas antiga e atual com descrição das formas geométricas e ano que foram edificadas;
Ensino Religioso
• Ilustração do Hino Oficial da Romaria do Muquém
• Mural sobre o que há de profano e de religioso na festa;
• Entrevista com o capelão do santuário e com o zelador do santuário;
• Pesquisar e coletar dados sobre lotes alugados, números de lotes e valores dos aluguéis, lucros, gastos e destinos das arrecadações.
• Mural de fotos com abertura, missa campal, caminhada, estações, local de apoio, voluntários, vigília, missa de encerramento e outros. Apresentações de relatórios de cada item fotografado.
Ciências
• Análise sobre as questões ambientais, água, lixo queimadas abuso ao meio ambiente;
• Higiene, saúde, doenças sexualmente transmissíveis , educação e lazer dos romeiros.
Educação Física
• A importância da preparação física para realização do trajeto rumo ao Muquém.
Recursos Humanos
Grupo Gestor ,coordenadores, professores, funcionários, pais e alunos
Recursos Didáticos
Som, CD, caixa de som, microfones, câmera digital e outros.
Avaliação
Continua, a partir de todas as atividades realizadas na sala de aula.
Exemplos;
Pesquisas;
Maquetes;
Dramatizações;
Músicas;
Coreografia;
Produção de textos;
Culminância – Dia 27 de Agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário