domingo, 24 de outubro de 2010

Olá criançada a terra treme em Goiás. Veja

TERREMOTO DE 4,6 GRAUS ATINGE DIVISA DO GOIÁS COM TOCANTINS

O epicentro foi na cidade de Mara Rosa, na divisa dos Estados de Goiás e Tocantins

Goiás sentiu na tarde desta sexta-feira (08), o reflexo de um terremoto de 4,6 pontos na escala Richter, confirmado pelo instituto norte-americano USGS, que presta serviço ao Departamento do Interior dos Estados Unidos.

Pelas informações iniciais, o tremor foi registrado por volta das 17h. O epicentro do terremoto foi na divisa de Goiás e Tocantins, mas o tremor foi sentido em Brasília e Goiânia.

Segundo relatos do Corpo de Bombeiro, várias pessoas na capital informaram tremores de terra no Centro e Setor Oeste. Apesar das solicitações, nenhum dano físico ou material foi relato.

O tremor não foi sentido no Palácio do Planalto e, por isso, não foi tomada nenhuma medida de emergência. Segundo a assessoria de imprensa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prédio chegou a ser evacuado e ficou vazio por cerca de 50 minutos.



Entenda melhor

O maior terremoto documentado no país ocorreu em 1955, em Porto dos Gaúchos, na Serra do Tombador (MT), e teve magnitude 6,6 na escala Richter. Os terremotos mais destrutivos deste ano aconteceram no Haiti (magnitude 7, em 12 de janeiro) e no Chile (magnitude 8,8, em 27 fevereiro). Mais de 226 mil pessoas morreram em 2010 vítimas de terremotos.

Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as chamadas placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de abalo sísmico.

Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.

O Brasil fica em cima de uma grande e única placa tectônica, ao contrário de outros países como os Estados Unidos e Japão. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas. As falhas entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário