sábado, 4 de setembro de 2010

Dia da Patria



Enaltecêla e exalta-la foi, e sempre será uma forma de dizer que temos orgulho de sermos, brasileiros. Mesmo lezados de direitos essenciais, queremos estar no Brasil por inteiro acreditamos e lutamos para vencer a solidão do éxilo e conquistar o Brasil que queremos.Convido, a todos os brasileiros que dê uma resposta positiva ao nosso país nas urnas. Votem e escolhem os melhores representantes, o povo brasileiro e a nossa Patria merece.
■ Gonçalves Dias, 1846 •••••

CANÇÃO DO EXÍLIO


[Conheces o país onde florescem as laranjeiras?
Ardem na escura fronde os frutos de ouro...
Conhecê-lo? Para lá, para lá quisera eu ir!]
Goethe (tradução de Manuel Bandeira)


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Coimbra, julho de 1843

Nenhum comentário:

Postar um comentário